COMPOSTO "4 Rs" DAS RELAÇÕES PÚBLICAS PLENAS

COMPOSTO "4 Rs" DAS RELAÇÕES PÚBLICAS PLENAS

sábado, 15 de setembro de 2012

Vírus é com os biomédicos... não com este comunicólogo.


>
No dia 12 de agosto passado, a partir da minha curiosidade acerca de mensagens, vídeos e campanhas ditas “virais”, postei, via 100 e-mails pessoais, link para o Spoof (“videoclip” (http://www.youtube.com/watch?v=pdo5wW2TE0s&feature=plcp) promocional do livro produzido pelo Cannal Z.

O livro “A transparência é a alma do negócio: o que os 4 Rs das Relações Públicas podem fazer por você”, como sabem os internautas que por aqui passam, foi lançado em 27 de março (http://marcondes-at-blog.blogspot.com.br/2012/03/nasceu.html), na internet, com uma estratégia sem eventos “físicos” (o evento na UERJ ocorrido em 17 de abril não estava planejado - http://www.youtube.com/watch?v=LdJMvEdDNdc&feature=plcp), os vídeos foram “ao ar” e este website, especialmente desenvolvido (www.rrpp.com.br) também.

Tudo corria como planejado, mas uma coisa ainda intrigava-me. Mesmo com toda uma campanha específica levada a cabo pela Mediterrânea Propaganda e Marketing Integrado, faltava uma tentativa mais “massiva”, se é que se pode falar assim hoje em dia. É só usar este termo para que alguém apareça dizendo que o mundo mudou. Nada mais é "de massa", mas sim para segmentos, fragmentos, nichos, "estilhaços" de público, tudo muito "customizado". Aqui do meu canto afirmo: nunca o mundo foi tão "de massa"; em matéria de produtos, serviços, comunicação etc. etc. etc.

Pois bem, o que se conseguiu?

No último dia 12 de setembro o “videoclip” fora acessado por 372 internautas. Este foi o resultado de um mês da ação: pouco mais de 12 acessos por dia. Ou seja, não "viralizou". Talvez devesse ter sido um vídeo mais tosco, mais engraçado, até mais curto (o máximo que conseguimos encurtar foi para 50 segundos), mas isso vai ficar para outra vez - ou para os "videocassetada-experts" do Faustão.

As considerações sobre o quê levou-me à ação estão lá, descritas no próprio "exibir mais" do vídeo no canal YouTube (http://www.youtube.com/user/MarcondesRRPP). Sobre o livro, visite: Conceito Editorial.

Valeu mais este aprendizado. Grato a todos que acessaram.
>.

Um comentário:

  1. Nesta nossa profissão,muito se comenta e pouco se faz.
    A mitomania é um distúrbio que leva a pessoa a mentir compulsivamente e o que é mais grave, acreditar na própria mentira. Tudo isso para ser aceito. Este fenômeno, nos dias de hoje e graças a Internet, tornou-se uma epidemia (doença ger. infecciosa, de caráter transitório, que ataca simultaneamente grande número de indivíduos em uma determinada localidade).
    Cabe a nós, um pouco mais lúcidos, zelar pelos incautos propondo questões que levem a reflexão.
    Relembrando o saudoso e iluminado Walt Disney em seu maravilhoso filme Fantasia – Mickey e o aprendiz de Feiticeiro:
    Será que a simples posse do chapéu de feiticeiro é capaz de transformar um camundongo em um mago?
    Nós aprendemos a cada dia, meu caro amigo. E até onde nos é dado saber, o velho e irrefutável Método da tentativa e erro continua no prazo de validade. E mais atual do que nunca.

    ResponderExcluir

Mensagens postadas são de responsabilidade de seus respectivos autores.