COMPOSTO "4 Rs" DAS RELAÇÕES PÚBLICAS PLENAS
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Palestra sobre os 4 Rs das Relações Públicas na UNINASSAU.
A UNINASSAU, em parceria com o Bureau de Cursos, postou a íntegra (1h30min) da palestra proferida por Manoel Marcondes Neto, no lançamento de seu novo livro "A transparência é a alma do negócio: o que os 4 Rs das Relações Públicas podem fazer por você" em Recife, PE.
Veja: http://www.bureaudecursos.com/preview/transparencia-e-alma-do-negocio.
>
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
21 de dezembro de 2012: encerra-se hoje a campanha de lançamento dos 4 Rs das Relações Públicas Plenas!
O mundo não acabou, mas a campanha de lançamento deste website, do livro "A transparência é a alma do negócio: o que os 4 Rs das Relações Públicas podem fazer por você" e dos vídeos relacionados (http://www.youtube.com/user/MMarcondesNeto), sim.
Foram quase dez meses de campanha "digital" - direto na web. 300 dias de posts, chats, blogging, twitting, ativação da Fan Page. E, também, de atendimento a convites "físicos": São Paulo, Bauru, Salto, Juiz de Fora, Salvador, Recife e Curitiba - uma maratona prazerosa que levou os 4 Rs longe. A "jornada" teve início em 27 de março deste ano.
Veja o detalhamento da ação promocional que comemorou - bastante - os 30 anos de RP do editor deste website; o errepê Manoel Marcondes Machado Neto:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.390759930967195.85422.176397999070057&type=3
>
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Que carreira abraçar? Que formação escolher?
MENSAGEM AO VESTIBULANDO (repasse para aquele seu amigo ou conhecido que está em dúvida, ainda, sobre escolha de formação):
POR QUE ESCOLHER RELAÇÕES PÚBLICAS ?
Quando se chega às portas do ensino superior, vem sempre aquela dúvida sobre carreira profissional.
Se você é apaixonado por comunicação,
Se você se interessa por negócios e empresas,
Se você é uma pessoa dada ao diálogo e à conciliação,
Se você é um crítico de organizações pouco transparentes,
Se você é um consumidor atento e quer fazer valer os seus direitos.
Escolha a carreira de relações-públicas.
Você estará imerso em comunicação, lidará com pessoas e organizações o tempo todo, e mais:
- Terá escolhido uma profissão regulamentada - a única no campo da Comunicação Social -, ou seja, estabelecida no Brasil inteiro sob o Sistema Conferp-Conrerp e um Código de Ética Profissional.
- Terá escolhido uma formação que o habilitará a atuar em múltiplas funções; do atendimento a clientes ao marketing de produtos e serviços; do relacionamento com diversos públicos à pesquisa de opinião e de mercado; da ouvidoria à construção e manutenção da imagem de pessoas físicas e jurídicas, tanto em organizações governamentais quanto empresariais ou da sociedade civil.
domingo, 2 de dezembro de 2012
Hoje é o Dia Nacional de Relações Públicas!
"Fazer RP" de verdade faz "a cabeça" de - ainda, no Brasil - um pequeno segmento. Empreendedores que já passaram da fase da "infância" (na qual só se faz propaganda) e da "adolescência" (na qual se soma a assessoria de imprensa) e já se encontram na "maturidade" do ciclo de vida institucional de uma organiz
Hoje, 2 de dezembro, comemora-se a data anual das Relações Públicas no Brasil - uma homenagem a todos os profissionais da área - estabelecida na data de nascimento de seu pioneiro Eduardo Pinheiro Lobo (em 1876), titular do primeiro departamento de RP instalado no Brasil - o da Light, em 1914. Cursos, associações e conselhos profissionais ainda não existiam e Pinheiro Lobo era engenheiro de formação.
Parabéns a todos os errepês e vida longa às RRPP no Brasil! Comemoremos!
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
terça-feira, 13 de novembro de 2012
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
A cidade de Salvador inspira e sedia, em 28/10/2012, lançamento de Manifesto de "volta às origens" das Relações Públicas ao seio da Administração.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
terça-feira, 9 de outubro de 2012
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
HOJE É DIA INTERAMERICANO DE RELAÇÕES PÚBLICAS! COMEMOREMOS!
De uns tempos para cá, na imprensa brasileira, geral e de negócios, o termo RP (ou “PR”, do original em inglês) tem aparecido em seu significado correto, para além do antigo cacoete de relacionar o errepê com brindes, festas e blindagem à verdade. Não é para menos; estratégia de relações públicas é algo sofisticado, de que uma organização lança mão quando já está “quite” com outras obrigações sociais e mercadológicas. É como sempre digo, em minhas palestras: “na infância das organizações, propaganda; na adolescência, assessoria de imprensa; e na maturidade, cidadania corporativa – objeto direto de uma abordagem de relações públicas”. Escolhi escrever sobre essa mudança de percepção nessa minha primeira participação por aqui, porque justamente este ano – em que completo 30 anos de RP – publiquei livro, “website” e vídeos para levar a visão de RP para aqueles negócios pequenos e médios – como são muitas clínicas e consultórios – e para os próprios profissionais da área de saúde e pesquisadores do campo, hoje mais conscientes da necessidade de cuidar de sua reputação, para além de sua imagem.
- identidade bem desenhada e bem executada, desde a escolha do nome de fantasia até a aplicação da marca no dia-a-dia operacional: viaturas, uniformes, escritórios, “website”, propaganda etc.
- imagem de marca – sobretudo para pessoas físicas, em que não há uma "embalagem", uma "sede", ou seja, elementos acessórios identificáveis. Trata-se de construir a "persona" do indivíduo – médico, dentista, cientista, atleta, artista etc. – em termos de comportamento e modo de se comunicar.
Artigo publicado originalmente no blog CLINIMKT EM 19/07/2012.
>
sábado, 15 de setembro de 2012
Vírus é com os biomédicos... não com este comunicólogo.
No dia 12 de agosto passado, a partir da minha curiosidade acerca de mensagens, vídeos e campanhas ditas “virais”, postei, via 100 e-mails pessoais, link para o Spoof (“videoclip” (http://www.youtube.com/watch?v=pdo5wW2TE0s&feature=plcp) promocional do livro produzido pelo Cannal Z.
>.
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Campanha de lançamento do www.rrpp.com.br entra em nova fase com vídeo "spoof" e sorteio de livros.
Dando continuidade à campanha de lançamento deste website, do livro "A transparência é a alma do negócio" e dos vídeos relativos a cada um dos 4 Rs do composto de Relações Públicas Plenas (Reconhecimento, Relacionamento, Relevância e Reputação) - agora em versão curta, didática - é colocado "no ar" o spoof da campanha; um vídeo de 50 segundos que quer provocar o internauta a visitar o site, assistir os vídeos e ler o livro. Para esta fase a Mediterrânea, agência responsável pelo lançamento, preparou 4 novos 'posts' para a Fan Page comemorativa dos 30 anos de Relações Públicas do autor e promoverá, ao longo de todo o mês de agosto, o sorteio de 4 exemplares do livro - um para cada "R". Veja o spoof:
O livro encontra-se em versão impressa e e-book apenas no site da Conceito Editorial.
>
domingo, 29 de julho de 2012
Sobre Relações Públicas, Fiscalização e Brasil.
As operadoras de telefonia celular Oi, TIM e Claro estão proibidas de vender novos chips (linhas novas) desde segunda-feira, 23. Desde então, trava-se uma verdadeira guerra de informação. No noticiário e nas páginas inteiras de propaganda institucional que as empresas passaram a publicar para pressionar a Anatel no sentido de rever ou atenuar a punição.
Ocorre que Reino Unido e Brasil tem cerca de 82.000 estações rádio-base (as antenas que permitem a telefonia celular), mas enquanto naquele país há cerca de 82 milhões de linhas celulares, no Brasil a mesma base de antenas tem que dar conta de mais de 250 milhões de linhas - e com as distâncias continentais brasileiras. É certo, pois, que a Anatel demorou muito para agir, mas, agora, agiu certo.
As empresas 'chiam'.
Ontem pude ver os 'institucionais' da TIM e da Claro. Parecem que essas empresas estão noutro país e noutra situação - não sob uma penalização da agência reguladora no Brasil por péssima qualidade dos serviços prestados. Se essas operadoras tivessem relações-públicas bem formados como responsáveis técnicos por tais comunicados institucionais, não fariam o tipo de discurso vazio de conteúdo e cheio de cifras de 'investimento' e clamor por 'transparência' que o usuário de telefonia celular no Brasil nem entende.
Para quem falam essas peças de propaganda institucional?
Para o governo? Para 'formadores de opinião'? Para os veículos de comunicação - comprando-os com mídia cara de páginas inteiras e minutos de horário nobre?
Para o usuário de celulares é que não é. Um comunicado nessa hora de crise só poderia ter um conteúdo, e sem Fernanda Lima: um quadro com as datas (e endereços) de instalação de estações rádio-base nos próximos 30, 60 e 90 dias - ao final do qual, aí sim, a Anatel poderia avaliar se retira a suspensão de vendas de novos chips. Papo furado do tipo 'a empresa estará investindo Z bilhões até 2014' é criminoso do ponto-de-vista da comunicação institucional.
Caso para o Ministério Público - a 'grande novidade' trazida pela Constituição Federal de 1988.
Qualificar esse tipo de ilícito é que deve ser o macro-objetivo do Sistema Conferp-Conrerp. Aí, e só aí, talvez, o cidadão comum comece a entender que tem algum órgão do Estado que atua em SUA defesa e não em defesa dos 'robber barons' que tomaram de assalto as comunicações no Brasil (televisão, rádio, telefonia e internet), sob um marco regulatório já podre de velho. No Rio de Janeiro, o Conrerp já iniciou um contato como Ministério Público para tornar o Conselho um órgão consultivo do MP nos casos de comunicação institucional enganosa, parcial e indutora do cidadão a erro.
Para finalizar - sobre o tema 'fiscalização'.
Veja-se o noticiário deste sábado, 28. A todo-poderosa agência reguladora da saúde (ANVISA) recuou e poderemos, novamente, automedicar-nos à vontade nas farmácias e drogarias.
Analisem a dificuldade que é, no Brasil, fiscalizar o que quer que seja. Estou convencido que a par da fiscalização - que é necessária e insubstituível - no que temos que investir pesado é na educação cidadã, em todos os sentidos. Há que se querer trabalhar direito e não nas brechas aqui e ali. É no trânsito, é no plano de saúde, é na vigilância sanitária. Em tudo.
Quando vamos a um médico, ou psicólogo, ou veterinário nunca pedimos para ver os seus registros profissionais. No passado se via um diploma na parede, hoje nem isso... O que passa em nossa cabeça? Confiamos que aquele médico, aquele psicólogo, aquele veterinário são pessoas bem formadas e éticas.
O mesmo se deve aplicar ao errepê.
Não é possuir a 'carteira' o que interessa. Importa é que a área é regulada. Em prol do cidadão. Podemos fazer parte do grupo que age corretamente e amparado por legislação específica. E quando trabalhamos dentro dos nosso ditâmes éticos, damos garantia aos cidadãos de que estamos praticando a melhor comunicação institucional possível.
Outro caso - o parto 'em casa'.
Vejamos, também, a polêmica iniciada esta semana pela portaria do CRM contra o parto em casa. Vinte e quatro horas depois da portaria, o COREN, dos enfermeiros, entra no MP querendo derrubar a portaria dos médicos! Qual a sua opinião sobre o tema? E o que a lei amparará, no caso de uma morte de mãe ou de bebê? Pois é.
Vivemos este ambiente: de uma sociedade complexa.
(Na pós da USP fui aluno de Margarida Kunsch na disciplina 'Comunicação Organizacional nas Sociedades Complexas - tema fundamental que todos deveríamos buscar estudar). O que agrada a alguns desagrada outros. Viver em sociedade é cada vez mais difícil. Operar um negócio, então... pensem nisso, meus colegas! Temos a única profissão regulamentada no campo da Comunicação Social e só nós é que podemos dignificar isto, difundindo esse diferencial, praticando-o e defendendo-o, pois afinal estaremos defendendo o princípio nobre da harmonia social - nosso mister sagrado. Não esperemos que publicitários ou jornalistas lutem pela melhor comunicação institucional, pois se os primeiros a constroem - enganosa, parcial e indutora de erros -, os segundos tem, apenas, o dever de desvelá-las, nunca de consertá-las ou melhorá-las em proveito da população. Só os errepês podem fazê-lo.
>
sexta-feira, 13 de julho de 2012
E o RRPP.COM.BR fica mais rico! De 23 para 40 textos. De 1 para 12 vídeos.
Desde ontem o www.rrpp.com.br está com mais conteúdo. Mais texto, mais imagens, mais informação.
Cada uma das 16 táticas ganharam epígrafes ou textos introdutórios, o que deu mais uniformidade às seções e multiplicou por dois o conteúdo disponível sobre os 4 Rs.
O vídeo principal, de 22m01s, ganhou versão curta de 16m47s. E foi, ainda, dividido em quatro partes - uma para cada um dos 4 Rs: reconhecimento, relacionamento, relevância e reputação.
Cada vídeo desses também está disponível em versão estendida e curta, facilitando o seu uso em sala de aula, reuniões sobre relações públicas e eventos.
Finalmente, em um 'chat' realizado no canal Just in TV, assista a uma hora-aula sobre o composto de Relações Públicas proposto por Manoel Marcondes Neto.
É para usar e abusar. RRPP ao alcance de todos!
E. T.: A newsletter da InPress Porter Novelli de julho republicou matéria sobre o livro "A transparência é a alma do negócio".
>
sábado, 16 de junho de 2012
Mais que escolha de profissão, opção de formação.
SAIBA MAIS clicando AQUI.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Lançamento dos 4 Rs na UERJ, em evento do HUPE.
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Relacionamento: http://www.youtube.com/watch?v=AaxWH0ErH9E
terça-feira, 24 de abril de 2012
Mil views do vídeo da campanha.
domingo, 22 de abril de 2012
2a. Fase da Campanha de Lançamento. # 4 Rs.
Esta semana, no dia 17 de abril, em um evento em torno da comunicação interna do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ), Marcondes Neto proferiu palestra e lançou o novo livro.
Integrar pessoas é integrar a comunicação.
Sob este título, o autor discorreu sobre organizações, sistemas de informação e qualidade total. Respondeu a perguntas dos presentes, entre médicos, professores e servidores técnico-administrativos da Universidade.
4 Rs.
Na segunda parte do evento, Marcondes Neto apresentou seu Composto de Relações Públicas Plenas, construído a partir das demandas de indivíduos e organizações em termos termos de comunicação: reconhecimento, relacionamento, relevância e reputação.
Após o evento foi oferecido café-da-manhã, oportunidade para confraternização e contato direto do palestrante com ex-alunos e colegas de trabalho na UERJ, como Marilda Santos, chefe da Coordenação de Comunicação Social do HUPE/UERJ e Heloiza Reis, professora e também conselheira do CONRERP/RJ.
2a. Fase da campanha de lançamento começa nesta segunda-feira, 23 de abril. Depois de um intenso trabalho e mais de 1.000 views do vídeo de lançamento, tem início uma fase crucial para a consolidação da nova abordagem.
>
terça-feira, 27 de março de 2012
GRANDE DIA! DIA DE LANÇAR OS 4 Rs das Relações Públicas aos 4 ventos. Com o auxílio luxuoso de jornalistas e publicitários...
>
... num mix de sonho para quem acredita em comunicação integrada.
LIVRO “A transparência é a alma do negócio”, WEBSITE E VÍDEO TRAZEM UMA NOVA FORMA DE VER – PELO LADO DE QUEM PRECISA - RELAÇÕES PÚBLICAS.
E todo mundo se beneficia: pessoas, negócios e organizações em geral, pois quase todo mundo, hoje, precisa se fazer conhecer e passar sua mensagem.
- Quais são os 4 Rs das Relações Públicas?
RECONHECIMENTO, RELACIONAMENTO, RELEVÂNCIA E REPUTAÇÃO.
Uma visão estratégica de Relações Públicas: as relações públicas plenas, como explica Manoel Marcondes Neto, professor, pesquisador e consultor de empresas:
- Cada um dos 4 Rs se auto-explica: - como tal resultado pode ser obtido? - a partir de que ações específicas?
- E cada um dos 4 Rs se subdivide em 4 táticas:
RECONHECIMENTO
A partir das iniciativas de Identidade Corporativa, Branding, Imagem de Marca e Propaganda Institucional.
RELACIONAMENTO
Estendendo canais junto a público interno e público externo; exercendo ouvidoria e a mediação de conflitos.
RELEVÂNCIA
Adotando as seguintes práticas: pesquisa de opinião, patrocínio, eventos e marketing social.
REPUTAÇÃO
Não deixando de fazer: estudo dos públicos, comunicação institucional, divulgação; prevenindo-se contra crises de imagem pública.
Visite o site (www.rrpp.com.br) e encontre artigos para cada uma dessas 16 instâncias importantes em que a visão de Relações Públicas Plenas agrega. (Os textos do website não são repetidos no livro).
E você pode enviar seu artigo para ser incorporado às 16 seções específicas.
Assista ao vídeo e passe-o adiante, para aquelas pessoas que precisam de relações públicas para si ou para sua empresa ou instituição.
Leia o livro (disponível impresso ou e-book - www.conceitoeditorial.com.br). Nele você encontra base para a sua ação nas 16 frentes, ilustrações de apoio e mais de 100 dicas, palavras-chave e notas explicativas do que de mais atual há na atividade.
MAIS INFORMAÇÕES: A!Fonte Comunicação Integrada: (11) 2386-9959 - Roberta Santo.
>